terça-feira, 20 de março de 2012

MITOS E VERDADES

É oportuno dirimir algumas dúvidas sobre esse assunto. Segundo o Dr. João Alberto Mattos, alguns instrutores pedem, erroneamente, para os alunos “queimarem ” 30 a 40 minutos de esteira ou bicicleta ergométrica antes das sessões de musculação, o que realmente pode atrapalhar em muito, uma vez que toda ou parte da reserva de glicogênio será exaurida no trabalho aeróbio, e os músculos não “renderão ” nos exercícios específicos.

Porém, não fazer trabalho aeróbio após a musculação é também um erro, pois além de prevenir hipertrofia concêntrica de ventrículo, promove -se queima de tecido gorduroso, metabolismo de ácido lático e condicionamento cardiovascular.

Ressaltamos, que a ordem dos fatores neste caso altera o produto, sendo correto que se faça um breve aquecimento de 10 à 15 minutos, a seguir as séries de exercícios específicos da musculação e por fim o trabalho aeróbio de 30 à 40 minutos na esteira, bicicleta ergométrica ou transport. Fonte : Revista Muscle in Form n° 25

HISTÓRIA E DEFINIÇÃO

Segundo o Prof. Erick Salgado, o termo Aeróbio foi criado na França por Pasteur, em 1875, para classificar as bactérias que necessitavam de oxigênio para viver.
A popularização desse termo pelo mundo como forma de treinamento se deve à Dr. Kenneth H. Cooper ,médico e coronel do exercito americano, que em 1968 publicou sua primeira obra denominada “Aerobics “.

Cooper define os aeróbios como sendo exercícios de baixa ou media intensidade, podendo ser realizados por um longo período, graças a um equilíbrio existente entre consumo e débito de oxigênio pelo organismo ( steady-state ). O objetivo fundamental dos exercícios aeróbios é o desenvolvimento de uma condição física que impeça o aparecimento precoce de doenças cardíacas e outras inúmeras afecções características do sedentarismo da vida moderna.

Ao contrário do que se pensa, exercícios aeróbios não são apenas para se perder peso, pois esse método de treinamento oferece vários benefícios para o organismo, como aumento da circulação sangüínea, dilatação e aumento dos capilares, melhor circulação periférica , etc. Mas o principal objetivo desse treinamento deve ser o condicionamento cardiovascular, onde refletira imediatamente em mais saúde e disposição.