quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CIRCUITO DE ABDOMEM E MEMBROS SUPERIORES


TRABALHO DE CIRCUITO EM DUPLA, FLEXÃO TRÍCEPS E ABDOMINAIS





Existem várias modalidades de atividade física e exercícios. Dentre elas, destacamos os exercícios com o fitball ou bola suiça.

Os exercícios com bola não são feitos apenas em academias de Pilates como muitos pensam, os exercícios com bola são praticados em muitos estabelecimentos de fitness, sendo academias de musculação e ginástica, como em estúdio de Pilates.

O fitball é uma ótima opção para quem não gosta de praticar os exercícios convencionais de academia. 
Os exercícios com bola trabalham força (braços, pernas e tronco), equilíbrio e coordenação, flexibilidade e relaxamento e resistência aeróbica.

Os grupos musculares mais trabalhados nessa prática são os músculos abdominais, o peitoral, os adutores da perna, pernas e glúteos.

Um dos benefícios do fitball é a diminuição das dores lombares e a correção postural devido a fortificação dos músculos abdominais.

É um treino diferente e divertido que sai do convencional proporcionando um corpo esbelto, bem-estar e qualidade de vida.



PARA FICAR MAIS DIVERTIDO AS AULAS DE AERÓBICAS, UTILIZAMOS AS BOLAS E HALTERES DE MUIO A UM QUILO E ASSIM AUMENTANDO A INTENSIDADE DA AULA.




O treinamento aeróbio é um importante componente de um programa de atividade física. A sua importância para a melhora da aptidão física, composição corporal, saúde e qualidade de vida é um fato. A capacidade que cada sessão de exercício aeróbio tem de acumular uma quantidade significante de gasto calórico, promove a redução dos fatores de risco para as doenças que vêm acometendo grande parte da população mundial, como, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, etc.

O que são os exercícios aeróbios??

Antes de citar os benefícios do treinamento, é preciso esclarecer o que são exercícios aeróbios. De forma bem simplificada, todo exercício cíclico (movimentos padronizados e realizados de forma repetitiva), executado por um tempo prolongado, no qual haja aumento da freqüência cardíaca (número de “batimentos cardíacos” realizados por minuto) e da ventilação pulmonar (velocidade com que ocorre a inspiração e a expiração), pode ser considerado um exercício aeróbio, como exemplos temos: caminhada, corrida, natação, ciclismo,etc.


Qual e importância deles?

O treinamento aeróbio proporciona importantes adaptações no sistema cardiorrespiratório (sistema responsável pela respiração e circulação sanguínea), que após certo período de treinamento, aumenta sua capacidade de oferecer oxigênio ao organismo. A grosso modo, o condicionamento aeróbio é proporcional à capacidade do nosso organismo em captar o oxigênio do ar atmosférico, transportá-lo pela corrente sanguínea e utilizá-lo em nossas células como um gradiente para transformar substratos energéticos como a gordura, por exemplo, em energia mecânica (contrações musculares e movimento corporal). Não é uma maravilha?! Fazendo exercícios aeróbios matamos não dois, mas três coelhos com uma paulada só, aumentamos nosso condicionamento físico, diminuímos os riscos de adquirirmos doenças como as citadas anteriormente e ainda utilizamos a gordura como combustível para o treinamento!!!
Não sobram dúvidas de que o treinamento aeróbio é muito importante, porém, como foi citado no início deste artigo, ele é um dos componentes do programa de atividade física. No entanto, outras aptidões, como a neuromuscular (estimulada através da musculação) e a flexibilidade (estimulada através de exercícios de alongamento), também devem ser incluídas no programa, para que se obtenha um desenvolvimento harmônico de todas as capacidades físicas.




Step
Apesar de se tratar de uma modalidade explorada recentemente (no Brasil foi introduzida no final da década de 80 - considerada como exercício da década de 90 ), pode-se afirmar que o step, ou seja, a prática de exercícios aeróbicos localizados em academias, é uma das viradas mais significativas desde o surgimento da ginástica aeróbica de baixo-impacto.
Essa atividade tem uma posição de destaque quando comparada, por exemplo, com a ginástica aeróbica de alto impacto e a corrida. O step oferece menos riscos de contusões mais graves ficando restritas a dores musculares nas coxas, gastrocnêmicos (batata das pernas) e tendão de Aquiles.
O step é procurado para desenvolvimento de adutores e músculos coxofemorais como flexores e extensores de joelho e quadris em programas de ginástica localizada. Esse treinamento se associa a movimentos para fortalecimentos dos membros superiores.





Jump
Jump é definido como aula com características aeróbicas, realizada com pequenos saltos, corrida estacionária e movimentos coreografados sobre uma mini cama elástica individual.Benefícios do Jump:Melhora o sistema cardiorrespiratório e a resposta hemodinâmica, por aumentar o bombeamento sanguíneo durante os exercícios, melhorando a circulação.Melhora a composição corporal através da modificação do perfil de lipídeo sanguíneo através do alto gasto calórico.Melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático, contribuindo para o combate a celulite.Baixo risco de lesões.Fortalecimento do aparelho motor, em especial o de sustentação.Auxilia a prevenção de osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário